sábado, 19 de julho de 2025

💡 Obsolescência Programada: Interpretação Textual + Educação Ambiental + jogos interativos

 💡 Obsolescência Programada: Interpretação de Textual  + Educação Ambiental

Séries: 6º ano ao 8º ano- | Habilidade trabalhada: Leitura crítica, interpretação textual e consciência ambiental
Tema central: Obsolescência Programada e o consumo consciente





                                      



✍️ Estrutura da Atividade: Leitura atenta
  • Texto I – Charge: Representando a realidade do descarte de lixo eletrônico e o impacto no meio ambiente.

  • Texto II – Informativo: “O que é Obsolescência Programada?” — um texto adaptado e acessível, que explica de forma simples e direta o conceito e suas consequências sociais, econômicas e ambientais.


🗒️ Gênero Textual: Charge

Com base na charge apresentada, os alunos aprenderam que:

  • ✏️ É um tipo de desenho humorístico.

  • 🖼️ Usa imagens e palavras para discutir temas atuais.

  • 🎭 Traz críticas sociais de forma leve e engraçada.

  • 👥 Representa personagens e situações cotidianas.

  • 🌍 Denuncia ou alerta para problemas sociais, políticos ou ambientais.

  • 😂 Utiliza recursos como o exagero, a ironia e o humor.

  • 🤔 Incentiva a reflexão crítica do leitor.


🧩  Questionário: Cruzadinha Temática - para impressão em PDF (fundo verde e branco) e/ou digital

Os alunos completaram uma cruzadinha com 15 palavras com base no conteúdo trabalhado. As perguntas envolvem  interpretação literal e inferencial dos textos, além de questões de vocabulário e a figura de linguagem metonímia. 

Caso não seja possível imprimir a cruzadinha e nem jogar digitalmente, é possível aplicar a atividade em folhas quadriculadas, geralmente fornecidas pela escola ou compradas em papelarias. Assim, os alunos podem criar suas próprias cruzadinhas.  

Exemplos de perguntas da cruzadinha:

  • Qual é um sinônimo para “obsolescência”?

  • Que tipo de lixo aparece na charge?

  • Qual é o nome do processo que faz os produtos durarem pouco tempo?

  • O que podemos fazer para preservar produtos e o meio ambiente?

Figura de linguagem explorada:

  • “Ajudar nosso bolso” → Metonímia


🎮  – Jogos Online Interativos

Para fixação e reforço lúdico, os alunos foram convidados a jogar:

  • Cruzadinha Digital: Obsolescência Programada

  • Encontre o Tesouro: Obsolescência Programada


🌱 Objetivos da Atividade

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.

  • Identificar e compreender o gênero charge como forma de comunicação social.

  • Refletir sobre o consumo consciente e os impactos da obsolescência programada.

  • Estimular atitudes sustentáveis, como cuidar dos objetos e evitar o consumo desnecessário.

💻 Por apenas R$ 10, você baixa a atividade completa com gabarito e ainda acessa os jogos online interativos! Não é incrível!


🧠 Leve conteúdo e ludicidade para a sua aula!

Link para pagamento






Nenhum comentário:

Postar um comentário

📚 Intepretação textual - Dominar a linguagem: uma urgência na era da inteligência artificial

  ✍️ Estrutura da Atividade: Leitura e Interpretação + Questionário +  Texto-base – Dominar a linguagem: uma urgência na era da inteligênc...